quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MMA ganha maior exposição na mídia brasileira após UFC Rio


O MMA não para de crescer no Brasil. O recente acordo entre o UFC e a Rede Globo, que vai transmitir com exclusividade na TV aberta os eventos da companhia no país e no exterior, é o sinal mais novo de que o esporte das artes marciais mistas chegou para ficar.

O UFC Rio foi o catalisador do processo. Com ingressos esgotados em menos de duas horas e cerca de 15 mil pessoas presentes à Arena da Barra, o evento provou que os brasileiros são fanáticos pelo Ultimate. Desde então, os lutadores do evento vêm ganhando espaço cada vez maior na mídia e estar associado ao MMA virou a moda do momento.

Anderson Silva, maior expoente do país na modalidade, não só assinou contratos com marcas multinacionais, como virou figura requisitada até para filmes e clipes musicais, contracenando com famosos, como Deborah Secco, Marisa Monte e Justin Bieber. Rodrigo Minotauro será mais uma celebridade convidada da escola de samba Grande Rio para o Carnaval 2012. Maurício Shogun e Demian Maia estiveram até em programas de comédia na TV. Depois de "Spider" fechar com o Corinthians, outros três clubes brasileiros adotaram atletas do UFC: Internacional (Minotauro), Cruzeiro (Paulo Thiago) e Avaí (Thiago Tavares).

Tudo culminou nos novos acordos de transmissão televisiva do UFC no Brasil. A Rede Globo vai exibir ao vivo todos os eventos da organização realizados no país, além de três eventos no exterior, e também ficou responsável pela versão brasileira do reality show "The Ultimate Fighter", que pretende revelar novos talentos do MMA nacional.

- O Brasil é um enorme mercado para o UFC e faz todo sentido que seja o primeiro país em que produzamos nosso primeiro The Ultimate Fighter local. Vamos encontrar o próximo Anderson Silva ou José Aldo, não tenho dúvida! - disse Dana White sobre o novo acordo.

Em agosto, o canal Combate também renovou seus direitos de transmissão ao vivo do UFC até 2014. O acordo garante continuidade de acesso a todo o conteúdo UFC, incluindo os eventos realizados no Brasil, além da série "Best of Pride" e do reality show "The Ultimate Fighter", com exclusividade na TV paga e na Internet. O canal vê com bons olhos a entrada da Globo no mercado, abrindo um "ciclo virtuoso" que pode beneficiar também a Globosat.

- Estamos muito felizes com a renovação desta parceria com o UFC. Ela só mostra o sucesso que o MMA alcançou como uma nova modalidade esportiva e de entretenimento para o nosso público - disse Pedro Garcia, diretor dos canais SporTV e Combate.

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