quarta-feira, 6 de outubro de 2010


Regulamento de competição
DIVISÕES DE PESOS:
PAPER
- 42 kg
PIN
42 - 45 kg
LIGHT FLY
45 - 48 kg
FLY
48 - 51 kg
BANTAM
51 - 54 kg
FEATHER
54 - 57 kg
LIGHT
57 - 60 kg
LIGHT WELTER
60 - 63,5 kg
WELTER
63,5 - 67 kg
LIGHT MIDDLE
67 - 71 kg
MIDDLE
71 - 75 kg
LIGHT HEAVY 75 - 81 kg
CRUISER
81 - 86 kg
HEAVY
86 - 91 kg
SUPER HEAVY + 91 kg


NÚMERO DE ROUNDS:

Muaythai Amador: o numero de rounds será de 4 (quatro), com duração de 2 minutos de combate, com recuperação de 1 minutos.

Muaythai Profissional: o numero de rounds será de 5 (cinco), com duração de 3 minutos de combate, com recuperação de 1 minutos.


EQUIPAMENTOS:

Muaythai Amador: os competidores se enfrentarão com luvas de igual medidas (onças), protetor de cabeça, caneleiras, cotoveleiras, protetor de tórax (conforme regulamento internacional da IFMA), protetor bucal e genital (coquilha).

Muaythai Profissional: os competidores se enfrentarão com luvas de igual medidas (onças), protetor bucal e genital (coquilha).


BANDAGENS:

É obrigatória a utilização de ataduras nas mãos, e opcional nos tornozelos.


PONTUAÇÃO: Os juizes deverão seguir as seguintes pontuações
5 pontos para o vencedor do round.
4½ pontos para o perdedor do round com uma diferença mínima (sem quedas).
4 pontos para o perdedor do round com uma diferença mais notória (sem quedas).
3 ½ pontos para p perdedor do round com diferença de 01 (Uma) queda.
3 pontos para o perdedor do round com uma diferença de mais de 01 (Uma queda)


Os juizes devem levar em conta para as pontuações dos rounds:

A utilização de técnicas especificas do Muaythai.

A efetividade dos golpes.

A postura e elegância no ringue.

A evasão dos golpes através de esquivas e bloqueios junto com um bom contra-ataque.

A utilização das pernas, joelhos, cotovelos, punhos, clinchê e projeções.

OBS: As projeções desprolixas não serão contabilizadas como quedas (desprolixa se refere ao uso excessivo da força).

TÉCNICAS PROIBIDAS:

1. Varridas: Não poderão ser utilizadas com o fim de enganchar a perna do oponente para derrubá-lo. Porém SIM em forma de chute. As projeções com varridas não serão validas e o arbitro deverá apontar e marcar o erro para que os juizes não contem a queda como pontuação.

2. Golpear com o Calcanhar: durante o clinchê fica terminantemente proibido golpear com o calcanhar as pernas do adversário.

3. Agarrar: não é permitido agarrar as pernas do oponente se não for aplicado nenhum chute ou um golpe de joelho.

4. Enforcar: Durante o clichê não se poderá agarrar o pescoço com o fim de asfixiar o oponente.

5. Golpes nos Genitais: Caso produza-se um golpe nos genitais o arbitro avaliará a intenção tomando as seguintes determinações:

• Se o golpe é intencional, o lutador que comete a falta será desclassificado.
• Se o golpe for acidental se descontará ½ ponto do infrator, devendo-se outorgar todo o tempo que seja necessário ao prejudicado, para que o mesmo possa recuperar-se.
• Se o competidor lesionado não puder continuar, os juizes farão a soma dos pontos, sempre que a luta tenha ultrapassado o 1º round.
• Se não houver ultrapassado o 1º round a luta ficará sem decisão.


6. Golpes com a Cabeça: Caso produza-se um choque de cabeças o arbitro avaliará a intenção tomando as seguintes determinações:

Se o golpe é intencional e o competidor lesionado por conseqüência do mesmo não poder continuar lutando (corte profundo) o competidor que cometeu a falta será desclassificado.

Se competidor lesionado puder continuar a luta se descontará ½ ponto do competidor infrator.

Se o choque for acidental o boxeador lesionado por conseqüência do mesmo não puder continuar lutando se desconsiderar ½ ponto do infrator e se recorrerá às planilhas de pontuação sempre que tiver ultrapassado o 1º round.

Se o acidente se produzir no transcurso do 1º round a luta ficará sem decisão.


7. Agarrar as Cordas: proibido agarrar as cordas a fim de conectar golpes:

01 (Uma) advertência do arbitro equivale a ½ ponto a menos e será avisado aos juizes.

02 (Duas) advertências do arbitro causará a desclassificação do Atleta.


8. Quedas: não existe limite de quedas. Quando um dos competidores cair por um golpe, o arbitro abrirá contagem de proteção, permitindo ou não a continuação da luta, dependendo do dano causado ao competidor.

Em caso de queda por projeção, uma vez reincorporado os lutadores, será reiniciado o combate de forma imediata, ficando registrado pelos juizes a pontuação correspondente e não haverá abertura da contagem de proteção.


9. Golpes na Nuca: não são permitidos no muaythai.

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