domingo, 2 de maio de 2010

Perigo!! Picaretas nas artes marciais,o que fazer?


É difícil, o Brasil já é uma terra do faz de conta, terra de ninguém, onde todos querem levar vantagem, ganhar demais, enganar demais e por aí vai. Infelizmente, sou um profissional sério de uma arte antiga que não há seriedade alguma em relação aos denominados "professores de artes marciais" existentes por aí.
Para começar, não há a fiscalização,sou formado, porque é grande a quantidade de academias no Brasil. neste ponto nem tem muito o que fazer, talvez não apenas deixar um registro,. Hoje em dia, em muitas academias, professores de Kick-Boxe, Muay-Thay e pasmem, até de judô estão dando aulas, sem ter formação nem federação! Claro, para maioria das pessoas a arte marcial é apenas colocar umas luvas (de preferência vermelhas) e sair soltando sopapos e bordoadas em sacos ou em pessoas. Cade a didática? Já perguntou ao seu professor quais são os fundamentos do do que ele esta te ensinando? Quantos são? Qual a metodologia de ensino deles e sua cronologia? Quantos tipos de defesas existe para cada golpe? Se ele titubear e não responder é porque é mais um picareta no mercado. E o pior, patrocinado por academias que pagam valores pífios para estes denominados professores.
faço boxe, muay thai e MMA, então pelo fato ter chutes nos meus estilos, isto me faz um professor de Tae Kwon Do? Por ter cotoveladas e joelhadas (o tradicional, E por saber muay thai e ser professor de Boxe eu posso então ser um professor de Kung fu? A resposta para todas estas perguntas é simples: Se você é verdadeiro, SENSATO, honesto e quer "andar" na lei sem enganar a ninguém e a si mesmo a resposta é óbvia: NÃO! . Os pseudos professores enfiam a luva na mão das pessoas e largam elas no saco, batendo sem dó, e estas pessoas estão achando que estão aprendendo arte marcial! Quer suar? Fica pulando como um louco de tudo que é jeito por 1h (ah, não esquece de vestir a tal luva de boxe VERMELHA), garanto a você que perderá calorias aos montes e também aproveita, só para chutar o pau da barraca e diz que fez uma aula só com movimentação.
Hoje em dia, os profissionais sérios que ensinam arte marcial de verdade, que investiram em cursos de formação, aprenderam sua metodologia e pedagogia estão perdendo aulas para pseudo-professores que não possuem registro ou curso algum e nem sabem quais os fundamentos do do que ensinam. Não é porque a pessoa fez algumas lutas amadoras ou profissional que ela está apta a ministrar aulas. Mas tudo isso é bla bla bla, pq estamos no Brasil, não há fiscalização contra estes picaretas e nem contra as academias enganadoras que contratam estes picaretas. Fazer o que? Dizer que tem orgulho de ser brasileiro? Já deixo bem claro, se algum pseudo professor vier tentar tirar satisfação comigo por causa deste artigo, estará vestindo a carapuça e, na minha cabeça ela não entra, ou é larga demais depende do ponto de vista. Este artigo é apenas um alerta porque estamos falando de esporte de contato onde pessoas podem se machucar. Na minha opinião TODA arte marcial é válida e deve ser respeitada desde que seja ensinada por um profissional capacitado. Se eu pudesse faria todas mas infelizmente não dá tempo.

mauro Favero Ring Sport santa Maria RS

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade existem formas de combater picaretas, pois, o picareta explora, o picareta faz do seu aluno um celeiro de bobágens, o picareta não é picareta só porque apareceu dizendo ser alguém que ensina arte marcial...

    Alguns picaretas são articulados, pedem apoio ao CONFEF/Cref para obter garantias de que não serão julgados como tal. Fazem faculdade de Ed. Fisica para se proteger atrás de seu diploma e quiçá, oferecer cursos de sua modalidade "tradicional"... Quem pede por fiscalização estará fadado a cair nas mãos dos leigos desse mesmo conselho regional que queria criar espaço para esses mesmos picaretas de diploma...

    Quer derrubar um picareta? Denuncie-o, desmascare-o comprove que tudo aquilo que o picareta afirma, não passa de especulação, falácia e revisionismo histórico (como o caso do Pakua).

    Aí em Santa Maria há também um charlatão que coordena um tal de ASAMCO além de uns instrutores de Taekwondo STF (que tem mais proselitismo do que arte marcial).

    www.perolasmarciais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos que vão até buscar certificados internacionais a troco de alguns dolares e depois voltam dizendo que fez aperfeiçoamento ouate mesmo formação com mestres renomados. Pura picaretagem. Antes as academias tinham aulas, mas hoje é essa porcaria de seminários que só enganam e acham que conseguem passar tudo em apenas um dia ou um final de semana. Enquanto tem os bobo, tem os espertalhões. Sou faixa preta de Aikido e leva tempo para aprender, mas aqui no Brasil se faz esses seminarios de defesa pessoal e já acham que sabem tudo. O pior é que quem ministra esses seminarios tem titulos de grão mestre, mestre etc tudo junto. E ainda tem formação em varias artes marciais como faixas pretas. São uns verdadeiros picaretas, porque os verdadeiros mestres não se sujeitam a esses tipos de sujeira. É O BRASIL. VC QUE GOSTE DE ARTES MARCIAIS, PESQUISA PRIMEIRO E SE FOR DESSES QUE VIVEM DANDO SEMINÁRIOS FOGE PORQUE ELES SÓ QUEREM SEU DINHEIRO.

      Excluir
    2. Não vejo ex atletas de judo, carate etc com esses seminarios, já vi aulas de incentivos, expor sobre a arte, mas na verdade estao dando aulas, mas se forem fazer seminarios esses sim são dignos para isso porque nao vão querer passar uma formação mas sim explicar sobre a arte marcial. NO ESTADO DE SP O QUE TEM DE PICARETA NÃO É BRINCADEIRA. CHEGA DE SEMINARIOS. REGULAMENTEM AS AULAS E PAREM DE ENGANAR O POVO.

      Excluir
    3. ROBERTO NOCHANG CARNEIRO12 de outubro de 2013 às 17:48

      SAUDAÇÕES AOS ARTEMARCIALISTAS QUE PARTICIPAM DESTE BLOG - EU SOU AQUELE QUE E CITADO PELO COMENTARIO COMO CHARLATÃO POR SER O LIDER DO ESTILO ASAMCO DE ARTE MARCIAL - E TAMBÉM POR FELICIDADE FUI UM DOS QUE IMPLANTOU O TAEKWONDO SONGAHM NO BRASIL QUE TAMBÉM E CITADO DE FORMA DESRESPEITOSA. QUANTO AO TAEKWONDO SONGAHM POSSO APENAS REFERENCIAR, O QUE O YOUTUBE PODERÁ MOSTRAR É INDISCUTIVELMENTE A MAIOR E MAIS ORGANIZADA ARTE MARCIAL DO MUNDO - QUALQUER OUTRO SISTEMA ESTÁ 20 ANOS ATRAS DELA EM ORGANIZAÇÃO, VALORIZAÇAO DO SEU PROFISSIONAL E QUALIDADE DO SEU TRABALHO. CERTAMENTE QUE ISTO NÃO INTERESSA A INSTRUTORES APEGADOS A FEDERAÇÕES DESORGANIZADAS E QUE SERVEM APENAS PARA CABIDE DOS QUE SE ACHAM DONOS DO ESTILO. QUANTO AO ASAMCO SOMOS UMA SOCIEDADE SIMPLES COM QUASE SEISSENTOS FAIXAS PRETAS FORMADOS QUE SEGUE SUAS TRADIÇÕES DE ESTUDO DAS ARTES MARCIAIS E BEM ESTAR DE SEUS PRATICANTES. TEMOS GRANDE RELACIONAMENTO COM OS MESTRES MAIS ANTIGOS DA MAIORIA DAS ARTES MARCIAIS DA ATUALIDADE NO BRASIL E NO MUNDO. NOSSA FILOSOFIA E EXPLICITA E NUNCA EM NENHUMA DE NOSSAS ESCOLAS ALGUEM FALTOU COM O RESPEITO OU SE MACHUCOU POR IMPRUDENCIA DE INSTRUTORES DESQUALIFICADOS. MUITOS DOS MAIORES DIRIGENTES DE ARTES MARCIAIS DO BRASIL OU FORAM ALUNOS DO ASAMCO OU DO TAEKWONDO SONGAHM (STF) ACHO QUE ESTAMOS DANDO UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DAS ARTES MARCIAIS. GRÃO-MESTRE ROBERTO NOCHANG CARNEIRO - GRADUADO EM SEGURANÇA PÚBLICA, PÓS-GRADUADO EM SEGURANÇA PÚBLICA, PÓS-GRADUADO EM PEDAGOGIA DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS - EX-INSTRUTOR DE LUTAS DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS - FUNDADOR DO ASAMCO - CO-PARTICIPANTE DA INTRODUÇÃO DO TAEKWONDO ESTILO SONGAHM NO BRASIL, VICE-PRESIDENTE GESTOR DE ESCOLAS DO HAPKIDO SUNGJAKWAN COM REPRESENTAÇÃO EM 25 PAISES - RESUMO DO CURRICULUM ; SITE E LIVRO DOS GRANDES MESTRES DAS ARTES MARCIAIS - BUENO EDITORA - MEU FACEBOOK POSSUI MILHARES DE FOTOS REAIS DA EVOLUÇÃO DAS ARTES MARCIAIS ANTERIORMENTE DETRATADAS - SAUDAÇÕES A TODOS OS QUE TRILHAM O ARDUO CAMINHO DAS ARTES MARCIAIS

      Excluir
  3. picareta esta cheio mesmo amigos conheço alguns pelo brasil viu

    ResponderExcluir
  4. o que acham de um curriculo assim?

    • Grão Mestre de Kung- Fu do 7º thuen;
    • Grão Mestre de Muay-Thai do Kruang ouro
    • Mestre de Grappling faixa preta ponta vermelha 7º Dan
    • Professor de Tai- Chi-Chuan;
    • Professor de Kickboxing 4º Dan;
    •Professor de MMA faixa preta 5º Dan
    •Professor de Aikido faixa preta 5º Dan
    • Professor de Krav-Maga 8º dan
    • Professor de Jiu-jitsu 1º dan
    • Professor de ginástica localizada chinesa;
    • Instrutor de Yoga oriental;
    • Técnico em defesa pessoal segurança guarda costa;
    • Técnico em Massagens e Bambooterapia.

    ResponderExcluir
  5. Caraca veio!eu conheço esse currículo hehehe,é um Mestre que saiu daqui de São Paulo e está no Japão,com certeza é picareta,já ouvi muitos tópicos sobre o tal,desde a época do orkut,tem mais de 2 anos isso, esse cidadão aí fazia umas coisas bizarras, além de não conhecer nada da técnica do Muay Thai ele inventava certas barbaridades tipo como usar prajiads nos joelhos, o que é uma ofença para a cultura Tailandesa, o Kru Mori o desmascarou na época, ele até participou do tópico lá e se disse arrependido, que não ia seguir mais com essa enganação toda.

    ResponderExcluir
  6. muito bom amigo!convido a todos para curtirem minha pagina no Face abraço a todos!
    https://www.facebook.com/pages/Picaretas-nas-Artes-Marciais/180860308753470

    ResponderExcluir
  7. OS PROFESSORES DE BOXE "PICARETAS" EXISTENTES NO MERCADO
    (Escrito por Rick Unanian, 20/03/2008)
    É difícil, o Brasil já é uma terra do faz de conta, terra de ninguém, onde todos querem levar vantagem, ganhar demais, enganar demais e por aí vai. Infelizmente, sou um profissional sério de uma arte antiga que não há seriedade alguma em relação aos denominados "professores de boxe" existentes por aí.
    Para começar, não há a fiscalização da própria Confederação Brasileira de Boxe onde sou formado, diplomado e registrado e nem teria como talvez, porque é grande a quantidade de academias no Brasil a CBBoxe neste ponto nem tem muito o que fazer, talvez não apenas deixar um registro com os nomes dos técnicos formados como há hoje mas colocá-los no site deles para a consulta de qualquer um. Hoje em dia, em muitas academias, professores de Kick-Boxe, Muay-Thay e pasmem, até de judô estão dando aulas de boxe! Claro, para maioria das pessoas o boxe é apenas colocar umas luvas (de preferência vermelhas) e sair soltando sopapos e bordoadas em sacos ou em pessoas. Cade a didática? Já perguntou ao seu professor quais são os fundamentos do boxe? Quantos são? Qual a metodologia de ensino deles e sua cronologia? Quantos tipos de defesas existe para cada golpe do boxe? Se ele titubear e não responder é porque é mais um picareta no mercado. E o pior, patrocinado por academias que pagam valores pífios para estes denominados professores.
    Fiz Karatê Shoryn Ryu e depois Shotokan (é, o mesmo estilo de Karatê do lutador do UFC Lyoto Mashida rs) por quase toda minha vida desde os 5 anos de idade e ainda treino sozinho, então pelo Karatê ter chutes isto me faz um professor de Tae Kwon Do? Por ter cotoveladas e joelhadas (o tradicional, Shoryn Ryu) me faz um professor de Muay Thai? E por saber Karatê e ser professor de Boxe eu posso então ser um professor de Kick Boxe? A resposta para todas estas perguntas é simples: Se você é verdadeiro, SENSATO, honesto e quer "andar" na lei sem enganar a ninguém e a si mesmo a resposta é óbvia: NÃO! Algumas artes marciais tem como controlar seus professores através das faixas. Um faixa preta de Karatê aprovado em exame na FPK por exemplo É um professor se quiser. Mas e no boxe? Não temos faixas como a grande maioria das artes marciais e nem kruang como no Muay Thai. Se alguns professores de Judô meditam antes da aula para Jigoro Kano, os de Aikido para Morihei Ueshiba os do Karatê tradicional para o sensei Gichin Funakoshi e assim por diante, como faríamos no boxe? Eu meditaria para o Rocky Marciano....ou o Balboa.
    É muito fácil toda aula mandar pular corda, bater no saco, fazer flexão, abdominal, correr, suar a camisa e dizer: "Fiz uma aula de boxe!". Mero engano. As pessoas que suam a camisa já se sentem satisfeitas com isso mas na verdade não estão aprendendo a Nobre Arte, não estão sendo corrigidas em suas técnicas (que são muitas). Os pseudos professores enfiam a luva na mão das pessoas e largam elas no saco, batendo sem dó, e estas pessoas estão achando que estão aprendendo boxe!

    ResponderExcluir
  8. Quer suar? Fica pulando como um louco de tudo que é jeito por 1h (ah, não esquece de vestir a tal luva de boxe VERMELHA), garanto a você que perderá calorias aos montes e também aproveita, só para chutar o pau da barraca e diz que fez uma aula de boxe só com movimentação.
    ESTE É O ORIGINAL.
    Hoje em dia, os profissionais sérios que ensinam o boxe de verdade, que investiram em cursos de formação, aprenderam sua metodologia e pedagogia estão perdendo aulas para pseudo-professores que não possuem registro ou curso algum e nem sabem quais os fundamentos do boxe. Não é porque a pessoa fez algumas lutas de boxe amador ou profissional que ela está apta a ministrar aulas. Mas tudo isso é bla bla bla, pq estamos no Brasil, não há fiscalização contra estes picaretas e nem contra as academias enganadoras que contratam estes picaretas. Fazer o que? Dizer que tem orgulho de ser brasileiro? Já deixo bem claro, se algum pseudo professor vier tentar tirar satisfação comigo por causa deste artigo, estará vestindo a carapuça e, na minha cabeça ela não entra, ou é larga demais depende do ponto de vista. Este artigo é apenas um alerta porque estamos falando de esporte de contato onde pessoas podem se machucar. Na minha opinião TODA arte marcial é válida e deve ser respeitada desde que seja ensinada por um profissional capacitado. Se eu pudesse faria todas mas infelizmente não dá tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próprio suposto autor do texto é um dos próprios picaretas de quem ele mesmo fala, primeiro fica copiando texto da internet pra fazer bafo, pois é um pobre coitado, que mal sabe escrever, possui inúmeras entidades sem CNPJ, e ainda tenta conseguir alvará com estes inexistências, achando que todo mundo acredita nele, mente uma mentira pra cada um que fala, pobre coitado, é um picareta maior do que ele quer que os outros sejam.

      Excluir
  9. Eu vou contar uma história de AGRESSÃO envolvendo artes marciais que ocorreu comigo: No início de 2018 eu treinava Muay Thai num tal de CT Energia Thai em Chapecó - SC, era bem desorganizado na época. Em um dos meses do inicio de 2018 eu paguei a mensalidade e o meu ex-professor não anotou (também não davam recibo). Chegando lá pelo dia 20 e poucos do mês meu ex-professor me mandou umas indiretas, me machucou em sparrings e parecia que ia me agredir dentro do CT e eu nem sabia o motivo. Ele ainda tentou pegar um par de luvas meu "emprestado", depois eu me liguei que era pra compensar a mensalidade que ele achava que eu não tinha pago. No último dia do mês depois de me machucar em sparrings e após quase me agredir ele me manda uma mensagem no WhatsApp pedindo se eu tinha pago a mensalidade (foi ali que caiu a minha ficha). Eu disse que paguei no dia tal e no treino de tal horário. Ele se ligou que estava errado e ficava me chamando pra treinar toda hora, ele não queria perder o aluno de jeito nenhum e provavelmente estava com medo de tomar um processo. Eu tirei prints de todas as mensagens na época pra caso fosse usar para um processo, tenho tudo guardado até hoje. Eu fiquei puto da vida na época, pensei em entrar com um processo por calúnia, difamação e lesão corporal. O meu ex-professor nem ia ter dinheiro pra pagar e provavelmente ia ter que fechar a academia. O cara é pobre e deu pena de processar. Eu fiquei um tempo sem ir e depois do cara insistir para eu treinar eu fui lá pra ver como ia ser (ele estava bem mansinho quando eu fui lá, estava arrependido), eu fui e já paguei a mensalidade do novo mês. Meu ex-professor não sabia onde enfiar a cara quando eu paguei de tão envergonhado que estava. Eu decidi que o menos pior que eu podia fazer contra meu ex-professor era machucar ele e contar essa história pro pessoal (eu e ele temos muitos amigos em comum e somos membros da mesma equipe de BJJ). Eu machuquei ele um tempo depois e ficou por isso mesmo, depois vazei de lá.

    Conclusão: Treinar com marginal, nunca mais.

    ResponderExcluir